quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FESTIVAL É TUDO VERDADE - 2009 B



O É Tudo Verdade 2009 – 14º Festival Internacional de Documentários inaugura um novo desenho, dividindo sua programação entre as mostras competitivas, realizadas como sempre em março/abril, e as mostras especiais, realizadas agora numa inédita programação no segundo semestre. O objetivo central é ampliar a oportunidade para o público conhecer e debater o melhor da produção não-ficcional, presente e passada, com um número maior de sessões e um calendário documental distribuído pelo ano.

O É Tudo Verdade / Mostras Especiais apresenta neste ano uma retrospectiva inédita do Louis Malle documentarista e uma homenagem a Paulo César Saraceni no cinquentenário do clássico que co-dirigiu com o saudoso Mário Carneiro, o curta “Arraial do Cabo”, uma das obras precursoras do Cinema Novo. O ciclo informativo “O Estado das Coisas” tem a honra de lançar dois documentários brasileiros inéditos, de exibir os novos filmes do mestre norte-americano Robert Drew e do cineasta uruguaio Gonzalo Arijon, um das principais revelações latino- americanas da última década, e de examinar o caldeirão iraniano numa trilogia de obras tão contundentes quanto complementares.

Não poderia faltar uma obra que radiografa a própria atualidade da produção mundial de documentários. “Capturando a Realidade – A arte do documentário”, mais que o título de um belo filme, poderia batizar o conjunto deste programa.

Confira a programação no site:www.etudoverdade.com.br

ESPETINHOS NA ACLIMAÇÃO, O RETORNO - 3ª PARTE



Vale a dica de mais um espetinho, este é bem próximo do Parque da Aclimação.

Fica na Avenida Aclimação altura do número 750. Na verdade é uma barraca de feira, na garagem de uma loja. No cardápio, só comida coreana, mas, eles tem um espetinho marvilhoso, a carne é bem temperada e muito macia.
O lugar ideal para chega faminto depois de uma pré-estréia,é só passar no coreano e comer o espetinho gostosinho.
O cozinheiro é baiano, de poucas palavras, e o careano dono, também. Mas isso não importa O que importa é que o espetinho é dez!
E para os amantes da fumaça, pode-se fumar no lugar, já que é ao ar-livre.

Mais uma de espetinho, na Aclimação, feito por coreano.

Avenida Aclimação +ou- 750, abre às 21h00.

FESTIVAL É TUDO VERDADE 2009 - MOSTRAS ESPECIAIS - FORDLÂNDIA - 2ª PARTE



Acabamos de chegar, assistimos o documentário Fordlândia.
O Filme é maravilhoso, de uma sensibilidade ímpar. Impressionante você ver como a Ford chega ao Brasil - no Pará com toda a aquela estrutura tecnológica, que para a época e o lugar foi muito.
E o louco é que, da mesma forma que eles vieram, se foram...Sem deixar rastros.
Os depoimentos são emocionantes, o encontro depois de 50 anos de dois americanos que moraram na cidade com pessoas que estavam lá na época.
Outra coisa a Ford não fez pesquisa prévia do solo, sua fertilidade como funciona a cultura, nada, ninguém se importou. A cultura do povo, nada, nada.
Eles tiveram carta branca para chegar se instalar e fazer o que bem entendesse, desmataram uma área enorme para o plantio de seringueiras. Aí veio o fungo e acabou com tudo.
Foi então que houve o retorno para a casa etc, etc, etc. Vá ver o filme.
Com certeza não vai entrar em circuito, o diretor Marinho Andrade, fez na raça, demorou 20 anos para ficar pronto, sem leis de incentivo, só o incentivo da família, dos amigos e de Deus.

Parabéns!

FESTIVAL É TUDO VERDADE 2009 - MOSTRAS ESPECIAIS.



Bom, hoje a noite vou ao Festival É Tudo Verdade 2009 - Mostras Especiais, assistir "Fordlândia", o filme fala do pioneiro da indústria automibilistíca, Henry Ford que cria, em 1928, numa gleba na Amazônia, a cidade de Fordlândia para livrar suas fábricas da dependência do látex produzido pela Malásia. O projeto é abandonado em 1945. Mais de sessenta anos depois, um antigo morador revisita o local. O que ele tem a dizer, é o que vou conferir.
A Cinemateca fica no Largo Senador Raul CArdoso, 207 - Vila Clementino - te. 3512-6111 r.215, basta retirar o ingresso com antecedência, o filme começa 20h30.