segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SPOK FREVO ORQUESTRA - AUDITÓRIO DO IBIRAPUERA



É Frevo e é Demais, eu já vi no SESC Vila Mariana, no final do show todos saímos dançando e ficamos uns bons minutos no saguão...e eles estão de volta.

Spok Frevo Orquestra convida mestres do frevo para tocar no Auditório do Ibirapuera


Um dos mais inventivos artistas contemporâneos, o Maestro Spok (nome artístico de Inaldo Cavalcanti) está antenado com todas as vertentes da música brasileira, já trabalhou com Silvério Pessoa, Chico Science, Alceu Valença, Fagner e muitos outros, mas foi com a Spok Frevo Orquestra que ele passou para o centro dos holofotes.

O maestro e sua orquestra deram uma roupagem jazzistica ao frevo, dando nova vida ao ritmo pernambucano. Formada em 1996 por 18 músicos, a SpokFrevo Orquestra tinha como objetivo redimensionar o estilo ao abrir caminho para solos dos instrumentistas, prática típica do jazz. É uma banda big band nos moldes de uma banda de jazz com repertório de frevo que faz sucesso no Brasil e no mundo, divulgando o frevo nos 4 cantos do planeta.

No espetáculo É Frevo: SpokFrevo Orquestra convida mestres do frevo, a big band liderada pelo maestro Spok recebe no palco do Auditório Ibirapuera os maiores nomes vivos da história deste gênero tão sofisticado em sua linguagem musical, e tão singular na sua origem - a cidade do Recife.

No palco do Auditório Ibirapuera a SpokFrevo receberá os sete maestros com histórias que se confundem com o frevo, cada qual em seu momento, regendo a SpokFrevo e apresentando composição e arranjo próprio. Maestro Duda, 75 anos, considerado um dos maiores arranjadores do país, é também um exímio compositor de frevos-de-rua, a modalidade instrumental do gênero.

Dentre as peças de sua autoria destaca-se Nino, o Pernambuquinho, gravado pela SpokFrevo no seu primeiro disco. Maestro Clóvis Pereira, 77 anos, pianista, regente e compositor, é mestre no primeiro sentido da palavra, tendo ensinado nas universidades da Paraíba e de Pernambuco. Fez parte do Movimento Armorial e integrou a lendária classe de composição que Guerra Peixe liderou no Recife nos anos 50.

Maestro Nunes, 78 anos, aos nove já tocava em bandas de cidades do interior e hoje já soma cerca de três mil frevos compostos. Maestro José Menezes, 85 anos, é o terceiro compositor de frevos com mais composições gravadas, perdendo apenas para Capiba e Nelson Ferreira. Maestro Edson Rodrigues, 67 anos, foi um dos primeiros mestres do frevo a aproximar o gênero do jazz, naquilo que chama de "frevo-de-salão".

Maestro Ademir Araújo, o Formiga, 67 anos, entende o frevo como música visceral e ainda sem sistematização. "Quero ser popular sem ser erudito. Quero ser erudito sendo popular", afirma. Por fim, o Maestro Guedes Peixoto, 76 anos, por muitos anos à frente da orquestra mais representativa do carnaval do Recife, fecha o grupo de baluartes do frevo.

Idealizado e realizado por Mônica Cosas, o "É Frevo" traz esse show único com repertório especial. Eles vão tocar, entre outras, Passo de Anjo (Spok e João Lyra), Nino o Pernambuquinho (Duda), Ponta de Lança (Clovis Pereira), Ela Me Disse (Luciano Oliveira), Frevo Sanfonado (Sivuca), Folião Ausente (Sivuca) e as recém incorporadas ao set list Ninho de Vespa (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro) e Onze de Abril (Dominguinhos).

Dias: 28, 29 de Novembro de 2009
Horários: Sábado, 21h Domingo, 19h
Duração: 90 min (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: MIB
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
www.auditorioibirapuera.com.br

ALÔ, ALÔ TEREZINHA



Para quem conheceu vai ser muito divertido voltar a ver o velho guerreiro em pleno auge da carreria junto com as chacretes e seus convidados, Ney Matogrosso, Fábio Júnior, Gilberto Gil e até o Rei...Roberto Carlos participava.

No sábado fomos a seção do filme Alô, Alô Terezinha. Achei o filme bem feito, mas, não é engraçado, é bem triste saber como as chacretes ficaram abandonadas quando velho guerreiro se foi, a única que fez sucesso foi a Rita Cadilac, como atriz pornô. E olha que ser chacrete era o desejo de 10 entre 10 jovens na época. As cacretes eram o desejo de consumo de todo o convidado do programa e dos jovens marmanjos da época e como diz uma delas, todo o mundo queria levar uma chacrete para casa.
E os calouros que foram gongados pela buzina ainda tentam fazer sucesso em vão. E o pior é que não cantavam nada...

Boa lembrança.

PAPAIS DE PLANTÃO


Deu na Folha uma matéria sobre pequenos cineasta, achei basntante interessante como os pequeno estão aproveitando cda vez mais as facilidades técnológicas e contanto suas histórias por meio de filmes.
Abaixo algumas dicas de como fazer um documentário.

Como fazer um documentário?

Primeiro escolha sua melhor ideia: sobre o que você quer falar no seu filme?

Depois é a hora de planejar como a história será contada. Escreva um roteiro, que é um guia do que será gravado e em qual ordem. No documentário deve sempre haver espaço para o inesperado, que pode render boas imagens e sons.

Faça a produção do filme: convide as pessoas que serão entrevistadas, escolha os lugares para gravar, consiga todo o equipamento (câmera, luz, material de edição...).

Grave as imagens com câmeras de vídeo, de foto ou de celular.

Sempre tem que conferir se a câmera está gravando.

Lembre-se de procurar um lugar silencioso e iluminado para gravar, senão o filme sairá muito escuro.

Apoie a câmera para a imagem não sair tremida. Você pode usar um tripé (apoio usado profissionalmente) ou improvisar com saquinhos de arroz, feijão ou açúcar como base.

Outra opção é ficar com a câmera na mão, mas aí é preciso cuidado para não parecer que o cineasta estava em meio a um terremoto!

Você gravou várias horas de material: chegou a hora da edição.

Passe as imagens para o computador e "cole" uma cena após a outra usando programas próprios para isso, como o Windows Movie Maker.

Depois de editado, você pode incluir trilha sonora (músicas e ruídos), efeitos especiais (como a mudança de cor em uma determinada cena) e créditos (nome dos integrantes da equipe: diretor, produtor, editor, atores...).

Agora é só chamar os amigos para exibir seu filme na TV ou no computador!

Viram como é fácil. Pode ser um ótimo passatempo para as próximas férias.

CENTRO DE CULTURA JUDAICA - DO SUPERMAN AO GATO DO RABINO"

Vale conferir as atividades da programação no centro da Cultura Judaíca na Rua Oscar Freire, 2500 bem pertinho do metrô Sumaré.
11 3065 4333
www.culturajudaica.org.br

O lugar é bastante seguro e muito organizado, eu fiquei impressionada, quando entrei no lugar. Foi a minha primeira visita de muitas no futuro.

Está tendo a Exposição de Quadrinhos "Do Superman ao Gato do Rabino", que mostra a ligação histórica entre as histórias em quadrinho e a cultura judica.
As visitas são monitoradas por educadores e com eles fica bem mais histórica e se responde a algumas perguntas sobre esse gênero.

No sábado assisti no 7º Ciclo Multicultural " Jogando no Quintal" e é lógico que eles me pegaram para brincar e eu me divertir muito.


Confira o link abaixo com trechos da peça, vale lembrar que a peça é muito

DICA DE EXPOSIÇÃO - OSGEMEOS





Esse final de semana fomos a exposição dos Gemeos, Gustavo e Otávio na FAAP. É uma loucura o efeito que conseguem com o uso do spray. Lópgico que existem milhares de grafiteiros por aí, e muitos bons,. mas, os gêmemos conseguem uns efeitos marvilhosos. Para se ter uma idéia, eles conseguem um traço super fino e uma técnica de sombrador inovador. Atenção no efeito conseguido pelos personagens amarelos que parecem saltar das paredes.

Tem instalações surpreeendentes. Vale para todos as idades, quem for vai adorar e vale lembrar que a dupla de irmãos é do bairro do Cambuci. E a entrada é gratuíta.



VERTIGEM"
Quando: de 25 de outubro a 13 de dezembro de 2009
Onde: Museu de Arte Brasileira - Faap (r. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo; de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h)
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11 3662-7198

FÉIRAS DOS PENSAMENTOS - REVISTA VIDA SIMPLES




Essa é uma dica da Revista Vida Simples de dezembro/2009, e é bem interessante...

"No filme Eu, ela e Minha Alma, recém-lançado nos EUA (com previsão de estréia ano que vem no Brasil ), o ator Paul Giamatti interpreta um homem as voltas com uma crise generalizada: trabalho, relacionamento, vida pessoal - tudo vai mal. Ao ler sobre uma empresa de tecnologia capaz de congelar e guardar a alma, ele não pensa duas vezes para dar ao corpo dias total de liberdade dos sentimentos e pensamentos que o consomem. Da ficção para a realidade, bom seria tirar uns dias de férias da nossa mente, não? Mas neurocientistas garantem que um período de descanso pode ajudar - e muito! - a aliviar nossa cabeça de preocupações. Um recente estudo realizado pelo psicólogo cognitivo Stellan Ohlsson, da Univerdidade de Illinois, demostrou que nós precisamos dar um tempo de um problema para conseguir solucioná-lo. "Quando temos um infortúnio, nosso cérebro ativa estruturas e caminhos que já conhecemos para resolvê-lo. Mas às vezes um novo problema requer uma solução não conhecida. E pensar nele sem parar pode nos impedir de raciocinar sobre resoluções mais criativas", afirma. "Portanto, um período de incubação pode ser fundamental. Nas próximas férias, então, que tal aproveitar para dar um descanso também aos problemas?