quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dica de Livros - Pinóquio - Carlo Collodi


Todo mundo conhece a história de Pinóquio, mas, poucos já leram em livro de bolso. Eu li um livrinho muito bom e de fácil leitura. É bastante rápido.

A história é sobre um velho carpinteiro que se deparou com um belo pedaço de madeira. Quando foi lascá-lo para fazer o pé de uma mesa, o pedaço de pau gritou - 'Não me bata com tanta força!'. O carpinteiro, então, esculpiu a marionete que se tornaria um dos bonecos mais conhecidos do mundo - Pinóquio. Articulado e com vontade própria, Pinóquio podia falar, rir, chorar, dançar, fazer piruetas e até travessuras, como qualquer criança. Mas o que ele queria, mesmo, era tornar-se um menino de verdade. Esta, trata-se de muito mais que uma história comovente - nela Collodi conseguiu resumir muito do caráter italiano e comentar várias questões sociais, como a pobreza, a fome, a importância da educação e o mau funcionamento das instituições públicas. Por isso e pelo seu eterno encanto, 'Pinóquio' é hoje considerado um dos pilares da literatura italiana, juntamente com Decameron e A divina comédia. A madeira da qual Pinóquio foi esculpido é a própria humanidade. E livro de bolso é baratinho, boa leitura.

Voltando aos espetinhos da Aclimação


Segundo um amigo da Academia, Edu, o bairro da Pompéia pode ter vários espetinhos, mas, em matéria de qualidade, os espetinhos da Aclimação são melhores e tem o diferencial que já foi mencionado, o tempero, é excepcional. Venha prestigiar, tenho certeza...você vai gostar.
Veja a foto ao lado, é de dar água na boca.

Parabéns aos Brasileiros pela Amazônia, será?


"Deu na Folha de São Paulo, dados dos últimos 11 meses indicam que taxa de devastação deve ser a menor em 21 anos, o Ministro Carlos Minc atribui a queda a medidas de controle."

Acho essa comemoração fictícia, se pesquisar em imagens de satélite, perceberemos que em comparação aos outros anos o desmatamento aumentou. E segundo os dados do monitoramento por satélite o padrão geográfico do desmatamento mudou. Antes era no Arco do Desmatamento (sudeste do Pará, norte do Mato Grosso e Rondônia) e se concentrou no coração do Pará e do Maranhão. O desmate parece ter se estabilizado em Rondônia e em Mato Grosso, na verdade segundo informações de órgãos de pesquisa, a destruição está mais difícil de combater.
Os dois principais focos da metástase do desmate são a Terra do Meio e o eixo da BR-163(Cuiabá-Santarem). O fato de o desmatamento persistir ali significa que as medidas de governantes adotadas a partir de 2005 - criação de unidades de convervação e interdição de áreas fracassaram.
Um alerta sombrio para um governo que se prepara, usando as ações na BR-163 como exemplo, para rasgar mais um eixo de devastação na Amazônia, a BR-319.
Deu para entender a minha preocupação? Mesmo assim uma foto linda da nossa querida Amazônia.