segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao Suicídio


Setembro Amarelo: precisamos falar sobre suicídio... se você e eu ignorarmos o assunto, podemos agravar a situação! 

Você sabia que o numero de mortes por suicídio é maior que o número de guerras e homicídios juntos? Uau!!! Eu não sabia!!!

Eu sabia que no mundo a incidência de suicídio é alta. Mas, como posso identificar um potencial suicida no nosso convício? Como posso identificar uma situação no mundo de hoje?

Existem várias respostas para essa pergunta, mas, também, não podemos deixar de falar sobre o assunto, suicídio não pode, simplesmente, ser ignorado ou escondido, precisamos falar sobre para ajudar quem pede ajuda, ainda que não diretamente.
São tantas histórias de suicidas famosos e desconhecidos que com certeza em cada família deve ter uma história parecida. Imagino que o suicida de alguma forma comunica a su intenção aos amigos, familiares ou conhecidos.

Se você tem um caso na família, pense nisso! Com certeza na maioria das vezes os sinais não são evidentes. Claro que a pessoa pode querer falar de suicídio e não dar evidência que está pensando em... Pessoal, vamos ficar ligados no assunto... E vamos pesquisar mais sobre o assunto.

Existem ajudas especializadas, para ser acionada o quanto antes, então ai vai abaixo algumas dicas.

Vale falar do trabalho do Centro de Valorização da Vida, que dá apoio emocional e prevenção do suicídio, sei que é uma instituição voluntária e gratuita para que precisa conversar e expor suas angústias. Acho que deve ser mais fácil falar pelo telefone, com um pessoa que você não conhece.

O serviço do CVV é sigiloso e pode ser pelo telefone 141. Então, se você estiver com alguma coisa te angustiando, liga pra o CVV, que eles estão preparados para te ajudar. Boa sorte!!