quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PARA QUEM VAI ANDAR DESCALÇO..., QUER SABER SE FAZ BEM?





Sim, pois além de proporcionar relaxamento e bem-estar físico, ao caminhar descalço na areia ou em outras superfícies naturais (podem ser pedrinhas, grãos, folhas secas e cascalho) você estimula as milhares de terminações nervosas existentes na planta dos pés. Essas terminações são ligadas por meio de ramificações aos diversos órgãos internos, à coluna vertebral, à cabeça e aos membros superiores e inferiores do corpo. A massagem na planta do pé pode favorecer o bom funcionamento dessas partes e ajudar a recuperar o equilíbrio perdido. A prática de cuidar do corpo pelo ato de tocar e estimular regiões dos pés recebeu o nome de reflexologia e é usada pelos chineses e egípcios há milhares de anos. Os especialistas, no entanto, aconselham a caminhar em terrenos planos. “Eles são mais indicados porque não provocam sobrecarga nas articulações e não exigem tanto do equilíbrio”, diz a fisioterapeuta Amélia Pascoal Marques, da USP. Quanto a andar na areia fofa ou batida, vai depender do vigor físico de cada um. “Na areia fofa, a pessoa vai precisar fazer mais força e ter um melhor equilíbrio, mas não há nenhuma contra-indicação”, afirma Amélia. A única ressalva feita pelos dermatologistas é evitar caminhar descalço em determinados locais públicos, como praças e calçadas, para evitar o risco de contrair micoses.

QUEM NÃO SE LEMBRA DO PEGA VARETAS



Estes bastões foram desenvolvidos para ambentes externos, é diversão para toda a família. Feitas artesanalmente com madeira reciclada, as varetasgigantes medem 1 metro - por iso o jogo não é indicado para os pequenos. Só está liberado para crianças acima de 12 anos.

www.imaginarteonline.com.br

RUAS ABERTAS PARA O LAZER


Para quem fica em São Paulo nos próximos dias, ai vai uma dica para os finais de semana com a redução do fluxo de carros, diversas cidades fecham algumas de suas ruas e avenidas para o tráfego e abrem passagem para que os moradores possam fazer exercícios ou aproveitar momentos de lazer. Conheça algumas dessas vias em São Paulo: Os ciclistas da cidade têm uma faixa exclusiva com 5 quilômetros para pedalar à vontado. A ciclovia funciona tdos os domingos das 7h às 14h, e une três parques: o das Bicicletas, o Ibirapuera e o Parque do Povo. O percurso é sinalizado no chão e tem indicações próprias. O trajeto passa por vias da alameda Iraé e as avenidas Indianópolis e Nações Unidas. Já a rua Joana de Auvérnia, tem uma programação de atividades com futebol, voley, amarelinha e brincadeiras de rua que são atualizadas no blog mantido pelos moradores. Mas a mais antiga rua de lazer da capital paulista é a Manoel Faria Inojosa, em São Miguel Paulista. Desde 1977 a faix fica fechada para os moradores andarem de skate, brincar ou jogar basquete.

Caso queira ver mais sobre lazer ao ar livre, consulte o blog ruajoanadeauvernia.wordpress.com