quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Parabéns aos Brasileiros pela Amazônia, será?


"Deu na Folha de São Paulo, dados dos últimos 11 meses indicam que taxa de devastação deve ser a menor em 21 anos, o Ministro Carlos Minc atribui a queda a medidas de controle."

Acho essa comemoração fictícia, se pesquisar em imagens de satélite, perceberemos que em comparação aos outros anos o desmatamento aumentou. E segundo os dados do monitoramento por satélite o padrão geográfico do desmatamento mudou. Antes era no Arco do Desmatamento (sudeste do Pará, norte do Mato Grosso e Rondônia) e se concentrou no coração do Pará e do Maranhão. O desmate parece ter se estabilizado em Rondônia e em Mato Grosso, na verdade segundo informações de órgãos de pesquisa, a destruição está mais difícil de combater.
Os dois principais focos da metástase do desmate são a Terra do Meio e o eixo da BR-163(Cuiabá-Santarem). O fato de o desmatamento persistir ali significa que as medidas de governantes adotadas a partir de 2005 - criação de unidades de convervação e interdição de áreas fracassaram.
Um alerta sombrio para um governo que se prepara, usando as ações na BR-163 como exemplo, para rasgar mais um eixo de devastação na Amazônia, a BR-319.
Deu para entender a minha preocupação? Mesmo assim uma foto linda da nossa querida Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário sempre será muito bem vindo....