segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ANIVERSÁRIO DA PRAÇA BUENOS AIRES, COM INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS




Apesar de ser chamada de PRAÇA, é, na verdade um PARQUE MUNICIPAL, com horário para abrir e fechar...

Com um espelho d´água na entrada principal e encravada no meio do arborizado bairro de Higienópolis, a Praça Buenos Aires é ponto-de-encontro dos donos de cães da região, principalmente aos fins de semana.

O playground atrai a criançada e é comum ver por suas alamedas mães e babás passeando com carrinhos de bebê. No meio de vários prédios e ruas muito movimentadas uma área verde com espaço para as crianças e bancos para deliciosas conversas no fim da tarde.


A praça é o charme do bairro nobre e não é raro encontrar famosos passeando com os cachorros.


Conhecido anteriormente por Praça Buenos Aires, este parque foi inaugurado em 2 de dezembro de 1987.


Originou-se da Praça Higienópolis, criada em 20 de maio de 1913, cujo nome foi alterado para Praça Buenos Aires em 18 de setembro do mesmo ano. A Praça foi inaugurada em 1916 com mirante, espelho d´água, esculturas e cercamento. Foi tombado pelo CONPRESP através da Resolução nº 10, de 1992.

Sua principal característica é a de ser uma ilha de tranqüilidade e contato com a natureza em meio à massa compacta de edifícios da área central da cidade. O parque foi criado a partir de área desapropriada pela Prefeitura, em 1912, com o intuito de conservar a vista sobre o Vale do Pacaembú, sendo a praça projetada pelo arquiteto paisagista francês Bouvard que em seu projeto concebia uma elevação central com um mirante aonde foi instalado um telescópio e espelho d'água que davam frente para a Av. Angélica.

No interior da praça foram distribuídas várias esculturas destacando-se a escultura "mãe", instalada no lago, executada em concreto. Box - Um dos destaques do parque são as esculturas, entre elas o "Veado Atacado" e o "Leão Atacado", vindas da França e executadas em bronze pela "Frondries d'art" ou "Val d'cane"; o busto de Firmiano Pinto, ex-prefeito de São Paulo; e do pensador argentino Rivadávia, inaugurado em 1945 em comemoração ao seu centenário.

Há ainda a escultura "Mãe" de Caetano Fracaroli que, em 1964, foi vencedora de um concurso nacional sobre o tema, esta obra foi esculpida em um só bloco de mármore e pesa 24 toneladas.

O Buenos Aires tem uma área total de 22.200 m2, distribuídos: 14.875 m2 de vegetação implantada; 4.700 m2 de pisos impermeáveis; 750 m2 de pisos permeáveis e 75 m2 de edificações.


São jardins, alamedas e gramados implantados, com destaque para as paineiras, guapuruvus e as exóticas figueira-benjamin, ligustro e cefeneiro.

Pardais, tico-ticos, sabiás-laranjeira, sanhaços, periquitos verdes e pombos, aves tipicamente urbanas, são a base da fauna presente no parque. A elas juntam-se uma população de animais domésticos, principalmente gatos, que, apesar de um contínuo trabalho de conscientização, continuam sendo abandonados, tornando-se uma ameaça à saúde dos freqüentadores do parque.

No próximo sábado a Praça Buenos Aires, estará completando 96 anos, com várias intervenções artísticas.
Livros flutuantes, borboletas feitas de sacos plásticos que se transformarão em flores, jogo de amarelinha gigante, bichos escondidos na mata.
A intevenção faz parte da mostra "Oxigênio" e será uma das principais características da ocupação em qualquer lugar da praça vai ter arte, é uma forma de mostrar que qualquer lgar pode ser ocupado por arte.
Na mesma data haverá bolo de aniversário e show do baixista Guy Sasso, que é do bairro Aclimação.
Ainda farão parte da programação a peça de teatro "Aqui Ninguém É Inocente".

A Praça Buenos Aires (fica entre Av. Angélica e Ruas Alagoas, Piauí e Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário sempre será muito bem vindo....