
Mais um evento bem legal do ano Brasil-França.
Ontem fui à abertura da exposição do quadro de "Himeneu Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo", que passou por uma restauração. Através deste trabalho recuperou as cores originais e o brilho da pintura de Poussin – danificada pelo tempo, a tela é bem antiga, tem quase 400 anos. Que materiais eram usados para que uma obra de arte durasse tanto?
A diferença entre a antiga condição da tela e a atual, posterior ao restauro, fica clara na montagem acima – que recria a obra em sua totalidade. A grande surpresa do processo foi a aparição de um falo ereto na figura central do quadro, o Deus Príapo, da fecundidade e dos jardins, detalhe que havia sido encoberto posteriormente por camada de tinta. Fiquei surpresa ao perceber o magnetismo que um falo sempre causou sobre as mulheres, é notório em suas expressões. O outro personagem que dá título a obra, Himeneu, é apontado pelos historiadores como a figura mais à direita, em cuja vestimenta os restauradores também encontraram alterações. Segundo a mitologia, Himeneu teria se vestido de mulher para se aproximar de sua amada, uma jovem de classe social mais elevada.
Parabenizo a brasileira Regina Costa Pinto Moreira pelo belíssimo trabalho.
Também estão sendo exibidos vídeos mostrando toda a restauração.
Lembrando que o acervo do MASP é muito rico,então aproveite o dia para conhecer todo o museu, dá para ir de metrô, é só descer na estação Trianon-MASP.
O MASP fica na Avenida Paulista, 1578 - tel. 11 3251 5644, R$ 15,00 e 3ª grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário sempre será muito bem vindo....