domingo, 31 de janeiro de 2010

PARA QUEM NÃO FOI, FICA A VONTADE DE TER IDO...



Ontem eu fui à apresentação do audiovisual "Águas Claras, Arte, Loucura e Lama", do festival de Águas Claras (Iacanga) de 1983, que mais que um registro fotográfico dos shows, foi todo gravado ao vivo, com depoimentos e sons da galera, produzido pelo fotógrafo Rubens Chaves.

Gente foi emocionanete, fiquei com o coração acelerado todo otempo, que saudades.

Ver fotos históricas daquele que o Woodstock brasuca.

Foi o último libelo hippie tupiniquim, a última dança dos "porra-louca", dos "maluco-beleza, como definiu Rubinho. É o que tenta cantar Raul Seixas, no vídeo do you tube acima.

Gente....Ufa! Valeu!

sábado, 30 de janeiro de 2010

DICA DE SÁBADO PARA QUEM QUER UM POUCO DE CULTURA





Este sábado, 30/01 será apresentado o audiovisual "Águas Claras, Arte, Loucura e Lama", do festival de Águas Claras (Iacanga) de 1983, que mais que um registro fotográfico dos shows, foi todo gravado ao vivo, com depoimentos e sons da galera. Foi o último libelo hippie tupiniquim, a última dança dos "porra-louca", dos "maluco-beleza".

Duração: 44 min., às 20 hs na R. Pereira Leite, 396 Sumarezinho

Mais dados:

A Fator Z convida para o happening de arte que acontece neste sábado dia 30 de janeiro a partir das 15h. Fotografia, Video, desenho e instalações compõem este cenário.

Entre as atrações está a montagem da CIDADE NANQUIM do artista Eloar Guazzelli, uma cidade desenhada a nanquim com 22 metros. Rubens Chaves fará a projeção do documentário do Festival de Águas Claras de 1983 através de projetores de slides. A Bat Produções trará a TV 3D com exibição do portfólio de filmes estereoscópicos. Além disso há performances áudio visuais e outras manifestações.

Artistas participantes:

Alex Ribeiro, Euler Paixão, Marcos Corazza, Rogerio Abbamonte, Rubens Chaves, Marcio Koprowiski, Luiz Palma, Gavin Adams, Duda Rosa, Celia Pawel, Adriana Meirelles, David e Renata Meirelles, Mauro Amorim, CIPRIMA/Atelie de Brinquedos Cientificos, Andre Alves Guimarães, Shopping do Acrilico, Aníbal Fonseca, Tecnoglasses, Wagner (Kiko) Ambrosio, Khaled, Luis Felipe Abbud, Dudu Toledo, Quinho, Eloar Guazzelli.

O restaurante SABOR BRASIL é o responsável pelo serviço de bar.

HOMENAGEM AOS AVÓS DE TODOS OS SERES VIVOS...




A Coluna do Dr. Drauzio Varella hoje está cheia de carinho pelos netos. Essa eu ofereço para quem já é ou está em vias de...
Eu em Taubaté fui eleita, pela Cremilda, a avó do Haroldo, título que me honrou bastante, vejam abaixo porque...

"Bem-vinda

--------------------------------------------------------------------------------
Sejam quais forem as raízes biológicas, o fato é que caímos de quatro diante dos netos
--------------------------------------------------------------------------------



MINHA NETA acabou de nascer. Não é a primeira, tive outra há cinco anos; uma menina de bons modos e olhar atento que encanta a família inteira.
Curiosa a experiência de ser avô, perceber que a espiral da vida dá uma volta completa; a primeira que independe de nossa participação.
Sim, porque até o nascimento de um neto os acontecimentos biológicos de alguma forma dependeram de ações praticadas por nós: nossos filhos só existem porque os concebemos, os fatos que constituíram a história de nossas vidas apenas ocorreram porque estávamos por perto; mesmo nossos pais só se transformaram em figuras carregadas de significado porque nos deram à luz. Os netos, em oposição, vêm ao mundo como consequência de decisões alheias, nasceriam igualmente se já nos tivéssemos ido.
A ideia de nos tornarmos seres biologicamente descartáveis é incômoda, porque nos confronta com a transitoriedade da existência humana: viemos do nada e ao pó retornaremos, como rezam os ensinamentos antigos.
Por outro lado, liberta do compromisso de transmitirmos às gerações futuras os genes que herdamos das que nos precederam, força da natureza que reduz a essência da vida na Terra (e em qualquer planeta no qual ela porventura exista ou venha a existir) ao eterno crescei, competi e multiplicai-vos, como ensinaram Alfred Wallace e Charles Darwin.
A sensação de que nos livramos dessa incumbência biológica, entretanto, não nos torna imunes ao ensejo de proteger os filhos de nossos filhos como se fossem extensões de nós mesmos. Somos impelidos a fazê-lo não por senso de responsabilidade familiar ou por normas de procedimento ditadas por imposições sociais, mas por ímpetos instintivos irresistíveis.
Os biólogos evolucionistas afirmam que a seleção natural privilegiou nas crianças uma estratégia de sobrevivência imbatível: a beleza. Fossem feias e repugnantes, não aguentaríamos o trabalho que nos dão, porque cavalos e bezerros ensaiam os primeiros passos ao ser expulsos do útero materno, enquanto filhotes de primatas como nós são dependentes de cuidados intensivos por anos a fio.
Dizem eles, também, que o amor dos avós conferiu maior chance de sobrevivência aos bebês que tiveram a sorte de contar com ele, razão pela qual esse sentimento teria persistido em nossa espécie. Pelo mesmo motivo, explicam as vantagens evolutivas conferidas pela menopausa, fase em que a mulher já infértil reúne experiência e disponibilidade para ajudar os filhos a cuidar da prole.
Sejam quais forem as raízes biológicas, o fato é que caímos de quatro diante dos netos. Por mais voluntariosos, mal-educados, egoístas, temperamentais e pouco criativos que os outros os julguem, para nós serão lindos, espertos, de boa índole e, sobretudo, inteligentes como nenhuma outra criança.
Anos atrás, surpreendi um amigo ao telefone perguntando para o neto como fazia o boizinho do sítio em que o menino de dois anos se encontrava. A cada "buuuu" que ouvia, meu amigo ria de perder o fôlego. Diante do riso exagerado, perguntei como reagiria quando a criança relinchasse. Você verá quando for avô, respondeu.
Tinha razão. Os netos surgem em nossas vidas quando estamos mais maduros, menos preocupados em nos afirmar, mais seletivos afetivamente, desinteressados de pessoas que não demonstram interesse por nós, libertos da ditadura que o sexo nos impõe na adolescência e cientes de que não dispomos mais de uma vida inteira para corrigir erros cometidos, ilusão causadora de tantos desencontros no passado.
A aceitação de que não temos diante de nós todo o tempo do mundo cria o desejo de nos concentrarmos no essencial, em busca do máximo de felicidade que pudermos obter no futuro imediato. A inquietude da inexperiência e os desmandos causados por ela dão lugar à busca da serenidade.
Fase inigualável da vida, quando abandonamos compromissos sociais para brincar feito crianças com os netos, sem nos acharmos ridículos. Ajoelhar para que montem em nossas costas, virar monstros, onças ou dinossauros em obediência ao que lhes dita a imaginação aventureira, preparar-lhes o jantar que não comerão, assistir aos desenhos animados da TV, ler histórias na cama quando estão entregues, beijar-lhes o rosto macio, sentir-lhes o cheiro do cabelo e a respiração profunda ao cair no sono."

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

COMO NINGUÉM PENSOU NISSO ANTES...






Vamos nos unir e pedir encarecidamente que a A fundação esotérica Cacique Cobra Coral, volte o convênio com a Prefeitura, quem sabe as chuvas parem de castigar São Paulo.

Pela coluna da Mônica Bergamo, eles estão voltando.

"AGORA VAI
A fundação esotérica Cacique Cobra Coral, que afirma controlar o tempo, diz ter sido procurada pela Prefeitura de São Paulo para reativar o convênio que manteve com a entidade até setembro passado. A prefeitura nega."

TIGER WOODS É UM CRÁPULA?



Concordo com a magna colunista.

BARBARA GANCIA - 29/01/2009

Tiger Woods é um crápula?

--------------------------------------------------------------------------------
A nós, que não temos nada a ver com a história, caberia rir do ídolo esportivo que se deixou flagrar como um imbecil
--------------------------------------------------------------------------------



COMO ANDO COM ideia fixa sobre o fenômeno da superexposição, serei forçada a testar sua paciência com minhas reflexões acerca do caso Tiger Woods. Ao final da leitura, você poderá considerar a hipótese de requerer indenização na Justiça por perda de tempo, e eu alerto que já conversei com meus advogados e que estou preparada para me trancar numa clínica para dependentes em assuntos concernentes à vida alheia ao primeiro oficial de Justiça que baixar na minha porta.
Advertência feita, vamos à vaca fria: Tiger Woods gosta de aproveitar as noites passadas longe de casa saindo com prostitutas. Descobrimos recentemente -com direito a ouvir na internet as gravações deixadas por ele na secretária eletrônica de uma recepcionista de Bel Air- que o melhor golfista do mundo não é aquele sujeito certinho que pensávamos que ele fosse. Não saberia citar estatísticas, mas desconfio que uma parcela significativa dos homens que conheço, ecologistas incluídos, sairia com um sem número de dançarinas se lhes fosse dada a oportunidade.
Já deu para notar que o advento do YouTube e de sites de fuxico tornou a vida dos voyeurs (ou seja, a nossa) muito mais interessante e que é apenas uma questão de tempo antes que todo mundo, do George Clooney ao cardeal arcebispo de Rangun, seja flagrado fazendo alguma coisa errada. Foi a vez do Tiger Woods; e a questão do seu adultério, que deveria ser resolvida entre ele, sua mulher e as agências de publicidade que venderam seu nome como garoto-propaganda, virou munição para a neocarolice da impostura.
A nós, público que não tem nada a ver com a história, caberia rir do fato de que o ídolo esportivo se deixou flagrar como um imbecil. Mas, não. Estes são os tempos da tirania da saúde e da higienização, esta é a época em que bastou chamar preto de negro para acreditar que o preconceito foi varrido do mapa. E assim nós nos achamos no direito de julgar Tiger, esquecendo do corno que metemos na cara-metade naquela festinha da firma ou na vez que ficamos de porre ou fumamos um baseado na frente da prole.
Tiger Woods é um überatleta. E sua habilidade nos campos de golfe pode ajudar a vender espuma de barbear, isotônico e sucrilhos. Mas isso não faz dele automaticamente um "exemplo para a juventude". Quem diz que faz é o mercado, não é mesmo? E você vai se deixar tutelar por esse "bully" dos infernos? Se a perseguição fosse apenas "Schaudenfreude", o ato de derivar prazer do sofrimento alheio, ainda vá lá. Recalque é um sentimento humano dos mais banais. Mas essa crítica que atribui superioridade moral a quem acusa já está começando a passar dos limites.
O presidente e fundador da Nike, Phil Knight, deu uma resposta corajosa à onda de hipocrisia. Ele se recusou a romper contrato com Kobe Bryant, no episódio em que o jogador da NBA foi acusado de estupro e admitiu adultério. Depois, fez vistas grossas quando Ronaldo foi pego com travestis. E, agora, reafirmou a parceria com Tiger. Segundo Knight, Woods sofreu ataques desproporcionais pelo que fez e tem "direito à privacidade". Estou quase jogando todos os meus tênis Puma e Adidas no lixo! "

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA - MANUEL BANDEIRA


Ontem na academia eu a Ira e o Maurice estávamos tentando lembrar este belo poema de Manuel Bandeira. Quem se lembra?

Vou-me Embora pra Pasárgada

Manuel Bandeira


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei


Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive


E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada


Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar


E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESSA É PARA QUEM VAI FICAR EM SÃO PAULO - A Charge do Jornal



Se você vai ficar em São Paulo, no dia 25 de janeiro, aproveite e vá comemorar com a família os 456 anos da cidade no Pátio do Colégio, mas, antes ouça as dicas do que levar em caso de chuva.

Aproveite.



CBN - A rádio que toca notícia - A Charge do Jornal

BRIGA DE SANTO CAUSA ENCHENTE




E olha só a informação do twitter do Zé Simão, colunista da Folha.

"E frase que corre no Twitter: "São Pedro e São Paulo definitivamente não se bicam!". Isso é briga de santo! Sampa virou de novo um parque aquático: o AQUASSAB! Parque aquático com leptospirose. E vocês viram o jipinho do Kassab? Anfíbio! Em vez de resolver o alagamento, ele compra jipinho anfíbio pra bombeiro! É como ter febre e, em vez de tomar remédio, comprar um termômetro.
E o Kassab disse que as obras contra enchentes surtiram efeito. EFEITO CASCATA? Rarará! MARginal Tietê e MARginal Pinheiros. Mas ninguém pode reclamar, a Sabesp cumpriu a promessa: água e esgoto na porta de casa. ABUNDANTEMENTE!"

EM MEIO AO CAOS, PODEMOS FICAR CALMOS?



O Roteiro é do diretor Nanni Moretti, o mesmo do ótimo "O quarto do Filho", chorei tanto...

Bom, Caos Calmo é sobre a morte da esposa, quando o marido não estava lá. Ele estava na praia salvando a vida de outra mulher, uma estranha. E para ficar ao lado da filha Pietro decide esperá-la todos os dias na pota da escola, e isso acaba tornando um hábito. E a história se desenrola na praça em frente a escola da filha, tem momentos engraçados e de reflexão.

A trilha sonora é maravilhosa e teve prêmio para melhor canção original também.

Vale a pena assistir e meio as chuvas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

WOLF VÍDEO - A LOCADORA DO BAIRRO



Uma dica das melhores para quem mora ou está passando pela Aclimação e quer assistir filme bom....está sem tempo de ir ao cinema, quer ficar ficar com a família, agradar a patroa, e outras cosita mas...

A melhor locadora é a WOLF VÍDEO, na Rua Paula Ney, 338 - Aclimação - telefone 11 - 3791 0774, é só consultar o Lázaro.

O Lázaro é um grande comprador de filmes de arte, europeus, orientais, infantil, mostra de cinema brasileiro e de outros países, pornôs - para curtir com sua cara metade (matriz ou filial), enfim...uma infinidade de títulos.

Essa dica é muito boa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SERÁ QUE ALGUM DIA VAMOS CONSEGUIR CONVIVER COM AS DIFERENÇAS...



A fábula do Porco-espinho

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha:
Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.

Moral da História

O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

domingo, 17 de janeiro de 2010

DOMINGÃO - DVD GRAN TORINO COM CLINT EASTWOOD



Acabei de assistir a este belo filme "Gran Torino", de Clint Eastwood. Maravilhoso fala sobre a vida de um aposentado, veterano da Guerra da Coréia e ex trabalhador da indústria de automóveis, que não gosta de seus vizinho imigrantes do Sudeste Asiático. Mas alguns acontecimentos mudam essa relação e justo ele terá que defender seus vizinhos. O filme é de uma grande sensibilidade, tem umas tiradas muito engraçadas e mostra o trabalho deste astro do cinema americano em uma performance primorosa.

Assista aqui ao trailler e pegue no Lázaro o DVD.

sábado, 16 de janeiro de 2010

INDICAÇÃO DE DVD - RIO CONGELADO



Acabei de assistir ao filme, em DVD, é sobre a relação de duas mulheres e seus desesperos. Um mundo que dificilmente se vê no cinema, o transporte ilegal de imigrantes. Quem puder, pegue em DVD, o filme foi eleito o melhor pelo grande juri do Festival de Cinema de Sundance e duas indicações ao Oscar.

E paga estes dias de calor inteso é bom ver um pouco de neve, refresca.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ANÚNCIOS CRIATIVOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE



Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô.
Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente
por meio de fortes impactos visuais e até aversão física.



"Use a eletricidade com sabedoria".
Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.



SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais.
O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro.



Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors
que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global.
Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.



Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões.
A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz:
"Antes que seja tarde demais".



"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia".
Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.



Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund.
À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora,
simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.




Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar
como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.

Um documentário sobre os Presidentes Latino Americanos



Atenção para o documentário "Presidentes da América Latina", foi produzido por uma amiga - Diva.

É sobre sua vida e seu governo, muito bom.

Assistam, vocês vão gostar.

NOTÍCIA PARA OS HOMENS




Essa notícia é boa para os homens.

Deu na Folha Equilíbrio que fazer sexo protege contra doenças do coração.

Homens que fazem sexo pelo menos duas vezes por semana tem 45% menos risco de desenvolver doenças cardíacas graves aponta um estudo do New England Research Institute, nos Estados Unidos, publicado no períodico "American Journal of Cardiology".
O estudo comparou homens que fazem sexo pelo menos duas vezes por semana com os dados de outros que têm relações sexuais uma vez por mês ou meos que isso.

É uma boa notícia. Mulheres de plantão aguardem maiss investidas dos seus queridos....

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AJUDE SE PUDER!

BÁRBARA GANCIA EM SEU BLOG PEDE AJUDA AO HAITI E EU REPASSO A MENSAGEM.

" Ajude se puder!
13 de Janeiro de 2010

A fotógrafa Cris Bierrenbach, minha colega de tantas aventuras, está no Haiti, mas não consegue fazer contato com a Embaixada Brasileira: http://facebook.com/#/profile.php?v=wall&ref=nf&id=1631529952

Alguém pode ajudar?

Envie sua mensagem aos nossos homens das Forças Armadas que estão no Haiti: haiti@exercito.gov.br “O Exército Brasileiro agradece o apoio aos militares que cumprem missão de paz”.

Último comunicado do Exército sobre o Haiti (cuidado, PDF) http://bit.ly/7f8O8j

Ajude a divulgar: telefones para informações sobre brasileiros no Haiti: (061) 3411-8803 / 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197-2284"

Quem puder por favor, entre na corrente.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LEIA ESTE TEXTO DE MARA GABRILLI PARA A REVISTA TPM


Eu já assisti a novela Viver a vida e achei estranho a personagem que sofreu um acidente não ficar entubada e já estar bem recuperada para quem perdeu os movimentos.

Copio aqui o texto da Mara Gabrilli com ilustração de Andréa Ebert, para quem não sabe a Mara ficou tetraplégica em acidente de carro, pense nisso.



"Impermanência

A novela pessoal de Mara Gabrilli com o fim de um relacionamento amoroso de sete anos

14.12.2009 | Texto por Mara Gabrilli Ilustração Andrea Ebert

Estou sentindo dor, que chega ao físico quando sou dilacerada por alguns pensamentos. Eles me empoderam de uma licença, talvez islandesa, que deixa doer corriqueiramente.

Vivo o fim de um relacionamento de sete anos que sugere a impermanência de sentimentos.

Neste momento senti a “ousada leveza do ser” que um dia foi insustentável. Consegui me sentir melhor!

Passei um fim de semana tomando sol, vinho, comendo, dormindo, lendo e assistindo a conteúdos de mim mesma, para compreender melhor a situação.

Fui intercalando os imprescindíveis alongamentos que despertam ideias com comoção.

Cada onda que transitou por aqui ativou dispositivos, provocando variação no espírito e instigando mente e corpo.

Senti um movimento pelo coração que, sem métrica estabelecida, transformou dor em alívio, amor, tesão, frustração, desilusão, superação e malícia.

Estou jogando frases...

Descobri que o meu pescoço não vira para os lados o quanto eu gostaria. Pois agora vou alongar, alongar, alongar até enxergar bem atrás de mim, assim vou ver mais.

Me fazer entender
Incrementei excessivamente meus exercícios peitorais e de braços, por conseguinte irei expandir e sustentá-los e ainda receber novos flashes na cabeça. Óbvio que as pernas não podem ficar de fora, pois são sustentáculos de tudo isso. Sempre exercito minhas pernas.

Você já percebeu que movimentos sempre me salvam?

Eu sei que por causa da dor estou um pouco fragmentada, misturando capítulos de uma novela que só passa na minha cabeça. Desculpe se estou muito hermética. Fiquei do tipo que crê que para uma relação sensual prosperar um deve ser o confortável objeto de desejo do outro. Careta?

Lembrei da novela real – Alinne Moraes tetraplégica. Eu fiquei em uma situação bem diferente da dela. Como depois do acidente passava pela minha boca um tubo para que eu pudesse respirar, eu não tinha nenhuma condição de ficar reclamando como ela.

Eu arriscava me fazer entender, mas pouquíssimos compreendiam. Meu irmão entendia e tinha uma enfermeira que também sabia o que eu estava querendo. A minha boca não fechava e eu emitia sons com tentativas de consoantes. Teve um cara “tipo amigo” que pediu para eu parar de falar, pois lhe dava aflição. Foi demais, eu naquela situação, presa no meu próprio corpo, emitindo sons como forma de sobrevivência e esse coitado ainda me pede proteção. A minha irmã fez algo do gênero. Em uma conversa, que parecia descontraída, em um momento familiar em Angra dos Reis, explicou para todos que aconteceu comigo a pior coisa que poderia acontecer a alguém. Naquele dia em que eu estava feliz por ter voltado às praias de Angra, percebi que ela não entendia nada de mim. Acredito que nada é pior do que ficar aprisionado dentro da própria cabeça. E isso pouco acontece comigo.

* Mara Gabrilli, 40 anos, é publicitária, psicóloga e vereadora por São Paulo. Fundou a ONG Projeto Próximo Passo (PPP), é tetraplégica e foi Trip Girl na Trip #82. Seu e-mail: maragabrilli@camara.sp.gov.br "

ASTROLOGIA PARA 2010 - VEJA O SEU SIGNO




Astrologia para 2010: o ano de Vênus

Confira as previsões de Monica Horta para todos os signos



Vênus, deusa do amor

Do ponto de vista da astrologia, 2010 vai ser mesmo um ano importante porque vai representar um desses momentos em que a realidade muda radicalmente e a história também toma outra direção.

Regido por Vênus, que representa a senhora do amor e da imaginação, 2010 vai ser um ano extraordinariamente criativo, mas vai ser também um ano de crises. Quatro gigantes do céu vão estar em desarmonia. A tensão entre Plutão, Saturno, Urano e Júpiter só tem paralelo com a que estava no céu em 1930, mas isso não significa que vamos viver outra Grande Depressão.

O que 2010 vai ter em comum com 1930 é a intensidade dos acontecimentos, tanto para o bem como para o mal. Pode ser uma nova (e diferente) manifestação da crise econômica ou uma descoberta científica tão importante como foi o domínio da energia nuclear. Pode vir uma catástrofe natural de grandes proporções ou uma “virada” radical na maneira como enfrentamos a degradação do meio ambiente.

Para os que cultivam a vida espiritual, o encontro entre Júpiter e Urano pode representar uma iluminação. Para os artistas, a descoberta de novas linguagens para expressar as inspirações que vão chegar do céu. Para os que estão envolvidos nos processos sociais, uma nova forma de fazer política.

A única coisa certa é que as mudanças que vêm aí vão nos obrigar a pensar diferente, descobrir outra maneira de estar no mundo. Para cada um dos signos do Zodíaco, essa luta de gigantes vai se manifestar em determinadas áreas da vida. Veja as previsões para cada signo:


Áries

Para os arianos, que desde 2008 estão questionando o lugar que ocupam na sociedade, a tensão do céu vai atingir todas as relações de parceria, com consequências diretas na vida profissional ou no status social. Com Júpiter e Urano entrando na primeira casa, eles vão ser invadidos por um espírito libertário. Como Saturno está na casa dos relacionamentos estáveis, os parceiros, tanto da vida pessoal como da vida profissional, vão levar a culpa de todos os desconfortos e de todas as insatisfações. No começo e no final do ano, o generoso Júpiter de Peixes vai ajudar a perceber que essa insatisfação só se resolve encontrando um espaço legítimo para a imaginação e se responsabilizando pela tarefa de desenvolver o seu potencial criativo. Tomara que esse espaço esteja conquistado até a metade do ano.

Touro

Para os taurinos, o conflito do céu vai colocar em lados opostos a ordem humana e a ordem divina. Apesar de serem beneficiados pela energia forte de Plutão em Capricórnio, eles vão enfrentar situações em que tudo parece fugir de qualquer tipo de controle e terão de reorganizar a vida de outro jeito. Difícil para quem gosta tanto de manter as coisas como estão. Os sete anos que Urano vai passar pelo signo de Áries serão importantes para todas as formas de exploração do inconsciente. O trabalho voluntário, principalmente o de cunho social, vai lhe fazer muito bem – principalmente porque distrai a atenção dos pequenos problemas do cotidiano, que estão sendo ampliados por Saturno. Se o cotidiano parecer insuportável, imagine como quer que ele seja no futuro e dê a partida no projeto que vai transformar esse sonho em realidade.

Gêmeos

Os geminianos vão começar o ano a mil por hora, com Júpiter criando oportunidades e exagerando as expectativas de sucesso profissional. Vão até gostar da exigência de perfeição teórica com que Saturno anda torturando os outros seres humanos. Afinal, eles também pertencem a um signo de ar e adoram construir modelos e fazer projetos. As coisas vão ficar mais complicadas no meio do ano, quando Urano e Júpiter entram juntos no signo de Áries. As perspectivas de futuro podem mudar radicalmente e exigir uma nova estratégia que vai bater de frente com a tática construída por Saturno. Com Saturno em Libra, a vida vai testar a sua capacidade de enfrentar desafios individuais. Não fuja da raia.

Câncer

Os sensíveis filhos da Lua também vão começar o ano muito felizes, sonhando com horizontes mais amplos, com novas formas de aprendizado ou até vivendo uma experiência marcante relacionada à fé. A conjunção entre Júpiter e Urano em Peixes pode soprar uma vontade irresistível de fugir para longe e se livrar dos problemas de relacionamento que nascerem e cresceram desde que Plutão entrou em Capricórnio. A crise coletiva do meio do ano vai bater exatamente no eixo que une o mundo interno, a relação com a família e a expectativa de felicidade com os desafios e oportunidades do mundo exterior que vão ser multiplicados pelo céu. A vida vai desafiar os cancerianos a abandonarem a proteção da casca do caranguejo e a experimentarem uma nova maneira de estar no mundo. De preferência, apoiados nos próprios pés.

Leão

Os leoninos vão enfrentar 2010 animados pela energia de Marte, que fica no seu signo até o dia 8 de junho. No momento em que Urano e Júpiter entrarem em Áries, Marte vai entrar no signo de Virgem e apontar para a importância da técnica em todos os processos criativos. No começo e no final do ano você vai receber uma ajuda importante, tanto do ponto de vista material como do ponto de vista espiritual. E essa ajuda que vai lhe impulsionar numa nova aventura que tanto pode ser uma viagem, uma nova forma de aprendizado ou uma nova forma de comunicação. A tensão fica por conta de Saturno que, colocado na casa da linguagem e dos relacionamentos próximos, pode fazer você se sentir incompreendido e tornar muito difícil suportar qualquer tipo de crítica.

Virgem

Para os organizados virginianos, que desde 2008 estão recebendo uma energia positiva de Plutão em um signo de terra, o desafio maior de 2010 vai ser o de ser capaz de aceitar ajuda e aprender a confiar no outro. Com Saturno entrando na casa onde nós avaliamos a nossa capacidade de responder aos desafios do mundo material, o medo da pobreza pode atrapalhar muito o seu desempenho profissional. A única coisa que pode aliviar esse medo é investir em todas as formas de aperfeiçoamento da sua competência. No começo e no fim do ano, Júpiter e Urano vão trazer novas e estimulantes possibilidades de parceria. O problema é que elas estão condicionadas à capacidade de aceitar a ordem do outro que, às vezes, pode parecer caótica ou incompreensível. Tente não entrar em pânico com as mudanças coletivas.

Libra

Para quem nasceu no signo de Libra, a chegada de Saturno corresponde ao fechamento de um ciclo que começou em 1980 e teve momentos importantes em 1988, 1996 e 2003. De alguma forma, perguntas que precisavam ser respondidas nessa época serão colocadas de novo, provavelmente todas relacionadas com a maneira como você lida com os outros. A diferença é que agora você está tendo de trabalhar com uma intensidade emocional extraordinária, consequência da presença de Plutão na casa dos sentimentos. Não estranhe se de repente você perceber que está se comportando como os passionais filhos de Escorpião. A coisa se complica, ou se resolve, quando Urano e Júpiter entrarem em Áries e a vida cismar em lhe oferecer relacionamentos diferentes de todos os que você já viveu até agora.

Escorpião

Os filhos de Escorpião não costumam ter medo de crises, ao contrário, se saem muito bem delas. Desta vez não vai ser diferente, mas eles vão ter que enfrentar, no sentido inverso, o mesmo desafio do pessoal de Touro: o confronto entre a ordem humana e a ordem divina. Há muito tempo que você sabe que precisa encontrar uma nova linguagem ou escolher um novo caminho. A crise do meio do ano vai mexer diretamente com o seu cotidiano e a vida vai mostrar e impor uma nova ordem. A saúde também vai precisar de atenção e você pode ser obrigado a fazer mudanças na rotina e na alimentação. As tarefas vão se multiplicar, mas você precisa reservar algum tempo para ficar sozinho e refletir sobre o que está acontecendo. Com Saturno entrando na casa doze, você vai perceber na prática que nós só podemos organizar ou controlar uma parte pequena da nossa vida.

Sagitário

Como filhos diletos de Júpiter, os sagitarianos vão receber com alegria as novidades que o encontro do seu regente com Urano está espalhando no mundo. Como são o oposto de Gêmeos, também vão precisar responder perguntas sobre o presente e o futuro. Desde que Plutão entrou em Capricórnio, os sagitarianos estão sendo obrigados a rever drasticamente a sua escala de valores. A preocupação com conquistas materiais e independência financeira complica a discussão sobre até onde é possível mexer nos projetos para o futuro em função da descoberta de novos talentos ou novos interesses. Esse vai ser o seu problema principal em 2011, mas vai se manifestar agudamente no meio de 2010.

Capricórnio

Para quem nasceu em Capricórnio, a vida social vai se transformar num peso e a ânsia de liberdade vai se dirigir para a vida pessoal e para a relação com a família. Desde o final de 2008, quando Plutão entrou no seu signo, os capricornianos estão se sentindo pressionados a dar o melhor de si. Agora, com Saturno no signo de Libra, essa exigência de ser o melhor em tudo pode ficar insuportável. Com Urano no fundo do céu, a gente se sente como a cigarra que, num determinado momento, percebe que não cabe mais na casca que ela mesma construiu. Como o que você vai sentir esse ano é só um trailer da questão fundamental de 20011, aproveite o dom de comunicação que está recebendo de Júpiter e Urano em Peixes. Se divirta com as pequenas viagens que a vida vai oferecer e converse muito. Não deixe que a tensão atinja um ponto insuportável.

Aquário

Para os aquarianos, o ano começa próspero, com Júpiter e Urano trazendo novas oportunidades e fazendo eles se sentirem muito competentes. Desfrute dessa generosidade do céu, mas preste atenção na inquietação que está sendo provocada por Plutão – que desde 2008 entrou na casa do inconsciente e de tudo o que acontece na vida fora do seu ângulo de visão. Com Plutão na casa 12, só uma boa terapia ou um mergulho muito profundo numa experiência espiritual pode aliviar a sensação desagradável de que alguém ou alguma coisa invisível está tramando contra você. Com a entrada de Urano no signo de Áries, você terá que se deslocar muito e cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. Cuidado para que isso não leve a um estresse.

Peixes

Para os piscianos, está chegando a hora de colher os frutos do processo libertário que Urano detonou em 2003. Desde o ano passado, Plutão está mostrando que é preciso mudar os planos de vida e talvez se integrar a algum projeto coletivo. Em janeiro, quando Júpiter entrar no seu signo, o céu vai oferecer a confiança que faltava para colocar a vida em movimento. No meio do ano, a crise coletiva pode lhe obrigar a tomar um rumo diferente, a fazer alguma coisa que nunca tinha pensado antes. O complicado é que, com Saturno na casa 8, você não vai poder contar com ajuda de um parceiro ou de qualquer recurso que não seja seu. Não lamente, aposte no seu talento. E trate de aproveitar bem o retorno de Júpiter e Urano ao seu signo. Com os dois juntos, você vai ser capaz de fazer mágicas maravilhosas.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DEPOIS DE UM TRABALHO BOM...ESTOU DE VOLTA.


Estou de volta com todo o gás, UM FELIZ ANO NOVO CHEIO DE PAZ, AMOR, SAÚDE E HARMONIA.
E que nos concientizemos de que não podemos construir em encontas e também mudar nossos costumes de jogar lixo na rua, rios e outros lugares que não no lixo, seja em casa, no cinema, supermercado, na academia, enfim...

Já sabemos que todo ano é a mesma coisa, muita gente morrendo por causa de enchentes, deslizamentos de terra e etc.

Gente vamos fazer a nossa parte.

Chega de ficarmos parados, esperando a ação das "autoridades" que estão mais preocupadas com seus próprios umbigos.

FELIZ ANO NOVO!

UFA! Agora estou pronta para a volta.