
Deu na Folha uma matéria sobre pequenos cineasta, achei basntante interessante como os pequeno estão aproveitando cda vez mais as facilidades técnológicas e contanto suas histórias por meio de filmes.
Abaixo algumas dicas de como fazer um documentário.
Como fazer um documentário?
Primeiro escolha sua melhor ideia: sobre o que você quer falar no seu filme?
Depois é a hora de planejar como a história será contada. Escreva um roteiro, que é um guia do que será gravado e em qual ordem. No documentário deve sempre haver espaço para o inesperado, que pode render boas imagens e sons.
Faça a produção do filme: convide as pessoas que serão entrevistadas, escolha os lugares para gravar, consiga todo o equipamento (câmera, luz, material de edição...).
Grave as imagens com câmeras de vídeo, de foto ou de celular.
Sempre tem que conferir se a câmera está gravando.
Lembre-se de procurar um lugar silencioso e iluminado para gravar, senão o filme sairá muito escuro.
Apoie a câmera para a imagem não sair tremida. Você pode usar um tripé (apoio usado profissionalmente) ou improvisar com saquinhos de arroz, feijão ou açúcar como base.
Outra opção é ficar com a câmera na mão, mas aí é preciso cuidado para não parecer que o cineasta estava em meio a um terremoto!
Você gravou várias horas de material: chegou a hora da edição.
Passe as imagens para o computador e "cole" uma cena após a outra usando programas próprios para isso, como o Windows Movie Maker.
Depois de editado, você pode incluir trilha sonora (músicas e ruídos), efeitos especiais (como a mudança de cor em uma determinada cena) e créditos (nome dos integrantes da equipe: diretor, produtor, editor, atores...).
Agora é só chamar os amigos para exibir seu filme na TV ou no computador!
Viram como é fácil. Pode ser um ótimo passatempo para as próximas férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário sempre será muito bem vindo....